Nova mostra do Acervo IAED: um pouco sobre Orlando Marques

A nova mostra do Acervo IAED apresenta obras das modalidades escultura, gravura, instalação e desenho. O destaque de hoje é para o artista Orlando Marques. Abaixo seguem algumas informações sobre o artista retiradas do Arquivo Histórico IAED, e em seguida algumas imagens de suas obras expostas:

Artista plástico experimental e performático. Formado em mecânica pela Escola Técnica Estadual de Americana, formação técnica que lhe forneceu subsídios necessários para realização das oficinas de processos de solda que administra com muita maestria.

Orlando usa o arquétipo da cadeira. É um jogo lúdico para afirmar que através da ocupação de um espaço luz e sombra, tempo e forma, se inventam redundantemente. Tem como proposta resumir e sintetizar seu discurso. Minimalizar a miniaturização faz parte do seu código. Desta forma coloca o homem em uma posição superior e em choque com sua própria identidade. Estão concentrados nesta obra, o lógico, o poético, o abstrato, o representacional, o processo da arte, sem transcendência (que no seu critério de busca lhe surgem como enganadores).

Para o artista, as pessoas vivem em três mundos, o da realidade, o do absurdo e o do sonho, sendo que nos últimos dois, tudo é permitido. Seu principal objetivo ao tratar de seu estilo é o de retratar o homem do final do século XX, seus medos e anseios. O artista afirma que é um criador de imagens:

“Tomo qualquer objeto como pretexto. Fecho o círculo a partir da reação de cada pessoa. Surge um novo espaço, perguntando e respondendo, abre um leque de enigmas. Ilustrar não é minha intenção, apenas aponto e sugiro tempos.” 

 

 “Não pretendo ser poeta, mas gosto de poesia.

 

 P1030755 (1)

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>