Inaugurada a Casa Amarela
CASA AMARELA – 7 de fevereiro de 2012 – Em uma bela tarde ensolarada, após uma estrondosa tempestade de verão e uma noite de lua cheia, foi inaugurada a Casa Amarela, um instituto de arte educação e desenvolvimento, contendo a loja de comércio justo Ponto Solidário, e iniciandoas atividades do Espaço Cultural IAED e da exposição permanente do Museu Xingu.
A inauguração foi um sucesso contando com mais de 100 convidados, onde velhos amigos se reencontraram e antigas relações foram reatadas com boas chances de se desenvolver atividades culturais inspirando artistas e pessoas envolvidas com o tema da arte na atualidade.
O evento marcante da noite foi a apresentação da Dança da Taquara, um ritual sagrado da aldeia Utawana apresentado pelos indígenas da etnia Mehinako.
No dia seguinte, o evento foi marcado pela mesa redonda com os membros da tribo, falando de sua cultura, costumes e seus artefatos. Descreveram o processo de fabricação do sal, da cola, dos rituais,
festas sagradas, hábitos e o papel de cada um deles na comunidade.F
oi um encontro muito agradável e descontraído.
No dia 9 eles retornam à aldeia e deixam seu artesanato belíssimo, que pode ser comercializado através do Ponto Solidário. Além disso deixam também as 5 flautas que usaram na dança sagrada da taquara, para integrar o Museu Xingu, em memória deste importante evento – a inauguração da Casa Amarela.
Aos que vieram, os nossos mais sinceros agradecimentos, e aos que não puderam vir, fica o convite para fazer-nos uma visita.