Cerâmica Indígena
As peças de barro não são de fabricação comum de todas as aldeias. São poucas aquelas que sabem colher e tratar o barro até que fique em condições de modelagem. Os índios da família Aruak são os grandes especialistas. As peças variam de forma e tamanho, pequenas e médias com representação zoomorfa, e as grandes com a linha tradicional que são de grande utilidade. Depois de modelada e cozida em um buraco previamente aquecido, a panela é debruçada e o seu fundo externo todo embranquecido de tabatinga, com desmedido capricho, é decorado em vermelho e preto (urucum e genipapo), com desenhos simétricos e traços firmes à mão livre. Feito isso, a peça, geralmente pesada, com auxílio de outros é colocada sobre três pedras, que é o seu fogão, e em seguida acendem o fogo. Instantes depois o fundo pintado se torna enegrecido, e lá se vai a pintura. Advertido do trabalho inútil e demorado da trabalhosa pintura, impiedosamente destruída, responde o paneleiro ou a paneleira… “sem pintura não é panela”.