Mostra de Mira Schendel no Espaço Amarelo
fotos e curadoria: Mayra RebellatoO Espaço Amarelo faz uma extensão da exposição retrospectiva de Mira Schendel, ora em cartaz na Pinacoteca, apresentando oito obras pertencentes ao Acervo IAED, da famosa série Monotipias em papel arroz, da produção original de aproximadamente 2.000 obras.
Nelas, a artista trabalha suas impressões de uma vivência imediata, captando, traduzindo e fixando a passagem. São desenhos de flechas, setas, traços cortando o espaço vazio, sugerindo a fugacidade do gesto através de uma fluidez única. Em suas palavras:
“…é esta minha obra a tentativa de imortalizar o fugaz e dar sentido ao efêmero. Para fazê-lo, é obvio que devo fixar o próprio instante, no qual a vivência se derrama para o simbolo[...].”
A série exposta no Espaço Amarelo envolve grafismos e gestualidades da artista, além de sua exploração na área da tipografia. Explorando a transparência do material e a delicadeza do suporte, suas monotipias abrem portas à percepção. Convida o espectador a mergulhar em seu mundo de investigação: espaço, tempo e relações possíveis, com os territórios vigentes da linguagem, da comunicação e do questionamento dos absolutos de todo discurso.
Venha conferir!